Significado de Coelho da Páscoa

O que é Coelho da Páscoa:

Coelhos da PáscoaO Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”. Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.

Em inglês, a expressão easter bunny significa “coelhinho da Páscoa”.

Os coelhos só passaram a representar um símbolo da Páscoa no Brasil no final do século XVII, trazidos pelos imigrantes alemães.

De acordo com a mitologia germânica, o coelho era um dos símbolos da deusa da fertilidade Ostara. A partir desta mesma lenda mítica, surgiu entre os alemães a tradição de entregar ovos (de galinha) pintados de várias cores para as crianças.

O culto a Ostara costumava ser feito durante a primavera, por este motivo os cristãos, para evitar as celebrações pagãs, associaram o coelho e a tradição da "coleta dos ovos" à Páscoa Cristã.

Com o passar do tempo, o coelho de chocolate entrou para as tradições das festividades da Páscoa.

Saiba mais sobre o significado dos Símbolos da Páscoa.

A Páscoa é a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, pelos cristãos. A data é comemorada no domingo da Semana Santa, que representa o dia em que Jesus Cristo ressuscitou depois da Sua crucificação.

Ver também o significado da Páscoa.

O significado de Coelho da Páscoa está na categoria: Geral