Significado de Cor

Compartilhar no Facebook

O que é a Cor:

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.

CorO termo "cor" é aplicado em diferentes contextos. Pode se referir à cor do cabelo, à cor dos olhos ou à cor da pele. Neste último caso, a expressão "de cor" indica alguém com tom de pele escuro.

No sentido figurado, "ficar sem cor" exprime a palidez súbita de um indivíduo seja por um susto, por doença ou por alguma emoção. "Mudar de cor" pode indicar palidez ou ruborização da pele.

Em diversas expressões populares surge o termo, por exemplo:

- "dar cor à vida" se refere a uma mudança de atitude de alguém que deseja viver mais intensamente, com mais alegria;

- "cor de burro quando foge" significa uma cor indefinida;

- "não ver a cor do dinheiro" pode indicar um calote sofrido por alguém ou não ter recursos financeiros.

Significado das cores

As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Também podem assumir diferentes funções, por exemplo, através das cores padronizadas dos semáforos.

Na decoração dos ambientes, o efeito estimulante das cores não é negligenciado, nem o efeito energético, que, através da cromoterapia, influencia na saúde das pessoas.

As cores foram convencionadas para simbolizarem determinados acontecimentos ou sensações, por exemplo, o vermelho simboliza a guerra, o verde é símbolo da esperança e o branco é símbolo da paz.

O significado de Cor está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Cores