Cores

Compartilhar no Facebook

Cor é a forma como os olhos captam a luz (ondas eletromagnéticas) ao ser refletida por uma superfície ou liberada por uma fonte no ambiente. Os diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas são responsáveis pela percepção de uma variedade de cores. Cada intervalo do comprimento representa um espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, e da união dessas cores temos o branco e da ausência delas, o preto. Há uma infinidade de cores diferentes, mas algumas delas se destacam no cotidiano.

Cores quentes e frias

O cérebro assimila muito mais que a pigmentação, ele as relaciona com diferentes tipos de sensações. As cores quentes são aquelas que provocam uma sensação de calor, excitação, energia, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias, como o azul, o violeta e o verde, transmitem calmaria, tranquilidade, estão relacionadas à frescura da água e do gelo.

Cores quentes e frias

Cores primárias, secundárias e terciárias

Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre elas. As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras, são elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias, do amarelo e o vermelho se dá o laranja, do vermelho e o azul, o violeta e do azul e o amarelo, temos o verde. As cores terciárias derivam da união de uma cor primária e outra secundária.

Há ainda as cores neutras, compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático, que pode ser visto abaixo.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Cores complementares

Cores complementares

São as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares dão origem a tons de cinza, ou preto, quanto combinadas em igual proporção. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam um alto contraste.

Significado de RGB

RGB é uma escala de cores que combina percentuais de luz vermelha, verde e azul, denominadas respectivamente Red, Green, Blue em inglês, de onde vem o nome RGB. É tipo de sistema aplicado em telas luminosas, como TV’s e monitores.

Significado de CMYK

CMYK é uma classificação de cores muito utilizada no processo de impressão a laser. Sua sigla deriva dos termos Cyan, Magenta, Yellow e Black, nomes em inglês das cores ciano, magenta, amarelo e preto, respectivamente.

Publicidade

Verde: matas e fauna brasileira;
Amarelo: riquezas do país;
Azul: céu e os rios brasileiros;
Branco: desejo pela paz.

As cores da bandeira brasileira estão associadas às cores das casas reais que tiveram relação com o Brasil durante o Império, que com o tempo, adquiriram estes outros significados.

O arco-íris é a combinação de dois eventos, óptico e meteorológico, que dá origem a um arco multi-colorido. A cores aparecem sempre na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.