Significado de Elefante

Compartilhar no Facebook

O que é Elefante:

Elefante é o nome dado ao maior mamífero terrestre. Faz parte do grupo dos proboscídeos, animais que possuem o nariz em forma de tromba e cujas defesas, prolngamento dos dentes incisivos, constituem o marfim.

Na cultura oriental, o elefante significa prosperidade, paz, força e longevidade.

Existem apenas três espécies de elefantes ainda vivas: duas africanas e uma asiática. O elefante africano é uma espécie em vias de extinção. A grande procura pelo marfim (uma das presas do elefante) tem causado a morte de centenas de elefantes, massacrados por cruéis caçadores que vendem o marfim a preços elevados. O comércio do marfim é ilegal, no entanto, o tráfico tem aumentado drasticamente.

O elefante africano tem duas espécies, uma encontrada na floresta e outra na savana. Tem orelhas maiores que o asiático e se adaptam a temperaturas mais elevadas. O elefante  asiático, só os machos possuem marfim. O elefante branco também faz parte da espécie asiática, um animal raro com forte valor simbólico.

A expressão “elefante branco” é muito antiga e provavelmente surgiu na Tailândia, quando o rei oferecia um destes animais sagrados a alguém da corte. A oferta era um presente valioso por simbolizar poder e prosperidade, mas era, ao mesmo tempo um transtorno porque custava muito caro manter o imenso animal tratado de acordo com a cultura local.

Popularmente, passou a designar “elefante branco” qualquer presente recebido que não tenha grande utilidade e que dá trabalho manter. O termo é muito utilizado em política cujo significado se refere a obras públicas grandiosas, com elevado custo, mas sem grande proveito para a população.

O significado de Elefante está na categoria: Geral