Significado de Entrudo

Compartilhar no Facebook

O que é Entrudo:

Entrudo é uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma, e que foi substituída pelo atual Carnaval.

O Entrudo chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, em 1641, na cidade do Rio de Janeiro. Desde o início, participavam da comemoração todas as famílias e também os escravos.

Desde a Idade Média, se comemorava o carnaval em Portugal, com uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.

Em algumas dessas comemorações, existiam grandes bonecos feitos de madeira, chamados entrudos, que foram os responsáveis por originar o nome da celebração. Porém, os entrudos não significavam apenas os bonecos, mas toda a festa em si e as brincadeiras.

Entrudo no Brasil

Quando o entrudo chegou ao Brasil, dividiu-se em dois tipos: entrudo familiar e entrudo popular.

O Entrudo popular eram as festas feitas nas ruas das cidades e as principais características eram as brincadeiras com água, onde todos se molhavam.

Entrudo familiar acontecia nas casas das pessoas, onde os jovens tinham o costume de jogar limão de cheiro um nos outros, o que mais tarde originou o conhecido “lança perfume”.

Ver também o significado de Carnaval.

O significado de Entrudo está na categoria: Geral