Significado de Epifania

O que é Epifania:

Epifania significa aparição ou manifestação de algo, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino

Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas. Ou seja, a sensação de considerar algo como solucionado, esclarecido ou completo.

Epifania também pode ser considerado como um “pensamento iluminado”, tido como uma inspiração divinal que surge em momentos de impasse e complexidade, solucionando as frustrações e dúvidas sobre determinada angústia.

Os ingleses costumam utilizar muito este termo dizendo: “I just had an epiphany”, no sentido de “pensamento indescritível e único”.

Muitos religiosos, filósofos, místicos, escritores e cientistas confirmam através de relatos históricos que passaram por algumas experiências epifânicas.

No sentido religioso, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica, a epifania está diretamente relacionada com uma manifestação divina.

Um exemplo narrado na bíblia mostra o episódio em que houve a apresentação de Jesus Cristo ao mundo, através da chegada dos Reis Magos, trazendo seus presentes.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego epiphanéia, podendo ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”.

Epifania na literatura

Na literatura, epifania é uma forma de mostrar um conceito.

Para o autor é produzir um texto que transmita um entendimento completo das suas ideias para o leitor.

Em suma, consiste em tornar legível para outras pessoas aquilo que só o escritor compreende.

Epifania do Senhor

Epifania do Senhor é uma festa religiosa do Catolicismo, que é comemorada dois domingos após o Natal.

A Igreja Católica considera epifanias três eventos: a Epifania dos magos do oriente e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão e a Epifania quando tornou-se conhecido pelo milagre de Caná.

Ver também: o significado de Insight.

O significado de Epifania está na categoria: Geral