Significado de Epíteto

Compartilhar no Facebook

O que é Epíteto:

Epíteto significa acrescido, posto ao lado. É um termo de origem grega. Epíteto é uma expressão que, associado ao substantivo, o qualifica como uma alcunha, um apelido ornamentando o nome e o distinguindo. O epíteto aparece logo após o nome da divindade, de personagens da história, como monarcas, santos, militares, entre outros.

Epítetos Famosos

Alguns epítetos famosos são: Rui Barbosa “o Águia de Haia”, Joaquim José da Silva Xavier “ Tiradentes”, Jesus o “Cristo”, Chacrinha “o Velho Guerreiro”, Simon Bolívar  "Libertador”, Fernando Collor de Mello – ex-Presidente do Brasil - “o Caçador de Marajás”, Raul Seixas - cantor falecido em 1989  “o Maluco Beleza”, Mahatma Gandhi - o fundador do moderno Estado indiano, era chamado de “A Grande Alma” e ouros.

Epíteto em Biologia

O epíteto em Biologia define a espécie ou a subespécie, seguindo o nome do gênero, e quando é referente a espécie, é um epíteto específico. Por exemplo: passiflora incarnata. Incarnata é o epíteto de passiflora, bem como passiflora alata. Alata é também seu epíteto. Em zoologia o epíteto também vai designar a espécie de um animal.

Epíteto na Filosofia

Tinha o nome de Epíteto um filosofo grego, que viveu quase toda sua vida em Roma como servo de Epafrodito que era um sanguinário assistente de Nero “o Incendiário”. Sua obra por ser pequena é pouco difundida. Preocupou-se sempre com a felicidade, e como viver uma vida plena, possuindo as melhores qualidades morais.

Epíteto do Japão

O atol de Okinotorishima no Japão, tem uma aparência de vela, é conhecido por “Parece Vela” e tem 7.8 quilômetros quadrados de área, para os japoneses traz junto ao seu nome o epíteto de “a ilha mais ao Sul do Japão” com uma forte conotação nacionalista.

Epíteto do Leão

Ali Paxa de Tepelene, era um militar albanês, conhecido por ser um assassino cruel e sanguinário tendo assassinado o irmão e aprisionado a própia mãe, era chamado com o epíteto de “Leão de Janina” Tornou-se governador da provincia de Rumélia, no Imperio Otomano, onde incluia os territórios que hoje pertencem a Albânia, Macedonia e Trácia.

O significado de Epíteto está na categoria: Geral