Significado de Raça

Compartilhar no Facebook

O que é Raça:

Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, como as suas características físicas.

Na antropologia, eram utilizadas várias classificações de grupos humanos, conhecidos como "raças humanas", mas desde que começou-se a usar os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de raças humanas deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política.

Raça humana é normalmente uma classificação de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham sentidos, valores e significados distintos.

As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e, em algumas culturas, genética. Entre as mais populares está a raça negra, a raça branca (caucasiana), a raça indígena e etc.

Algumas vezes utiliza-se o termo raça para identificar um grupo cultural ou étnico-linguístico, sem quaisquer relações com um padrão biológico, e nesses casos pode-se utilizar termos como população, etnia, ou mesmo cultura.

O termo "raça" ainda é aceito normalmente para designar as variedades de animais domésticos e animais de criação como o gado. É muito comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.

Ver também o significado de Etnia

Raça ariana

Durante toda a história da humanidade, existiu a ideia de uma “raça superior” que dominasse todas as restantes, escravizando e descriminando as pessoas que pertenciam a esses “grupos inferiorizados”.

Um dos exemplos mais recentes sobre a ideia de superioridade de raças, aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, com o conceito da “raça ariana” proposta pelo Nazismo, na Alemanha dominada pelo ditador Adolf Hitler.

Para os nazistas, os alemães eram descendentes da mais pura linhagem de seres humanos, constituídos por pessoas altas, brancas, fortes e inteligentes.

Era “dever” dos alemães controlar e dominar as outras “raças” para que pudessem servir e se “sacrificar” pelo “bem” do desenvolvimento da humanidade.

Saiba mais sobre o significado do Nazismo e do Arianismo.

Raça e etnia

Muitas pessoas consideram, erroneamente, esses dois termos sinônimos. No entanto, o conceito de raça está relacionado com o de etnia.

A etnia é definida como uma comunidade humana marcada por afinidades, sejam elas culturais, linguísticas, religiosas e etc.

Já o conceito de raça está relacionado com fatores morfológicos, como a cor de pele, estatura, constituição física, entre outros.

Descubra mais sobre o significado e as diferenças entre Raça e Etnia

O significado de Raça está na categoria: Geral