Significado de Fonema

Compartilhar no Facebook

O que é Fonema:

Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. Fonologia é a disciplina que estuda cada um dos sons da voz.

Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.

Em português, por exemplo, os sons "p" e "b" em "pala" e "bala" são dois fonemas diferentes, enquanto na palavra "dedo" o som do primeiro e do segundo "d" são alofones. O fone é a concretização do fonema enquanto que os alofones consistem em variações fônicas.

Em muitas palavras, o fonema corresponde a uma letra. No entanto, é importante lembrar que o fonema é a representação sonora, enquanto a letra é a representação gráfica.

Nas palavras do primeiro exemplo, manto (m-ã-t-o) e canto (c-ã-t-o), devido à nasalização das vogais, cada palavra possui 5 letras e apenas 4 fonemas.

O mesmo fonema também pode ser representado por diferentes letras do alfabeto. É o caso do fonema “z” (som de z) nas palavras: azedo, asilo, exigente.

Por outro lado, uma mesma letra pode representar um ou mais fonemas. Um desses casos é a letra “x” que é pronunciada como:

z (exame)
s (texto)
ks (toxina)
ch (enxame)

Um estudo mais aprofundado dos fonemas permite a classificação dos mesmos em: vogais (o fonema é produzido sem nenhum obstáculo à sua passagem), semivogais (ditongos i e u) e consoantes (o fonema é produzido após passar obstáculos como lábios, língua, dentes, palato, véu palatino e úvula).

Fonemas e Grafemas

Um fonema é a unidade fônica mínima provida de valor distinto. A quantidade e os tipos de fonemas variam consoante as línguas, mas o seu número é limitado em oposição à variantes inter-individuais (alofones) e sobretudo às variantes individuais na realização fônica concreta (fones).

Um grafema é um conceito relacionado com a linguística e que representa a unidade de um sistema de escrita, podendo ser sinônimo de letra, apesar de apresentarem algumas diferenças sutis.

Em alguns casos, a mesma letra pode significar mais do que um fonema, o que implica que nem sempre o número de letras é igual ao número de fonemas.

O significado de Fonema está na categoria: Língua Portuguesa