Significado de Grafite

Compartilhar no Facebook

O que é Grafite:

Grafite ( ou grafito) é uma palavra de origem italiana cujo singular “graffito” (plural “graffite”) significa “escrita feita com carvão”. O carvão mineral que se encontra no interior dos lápis também tem o nome “grafite”.

O grafite contemporâneo consiste em uma forma de arte de rua em que os desenhos feitos com spray exprimem ideias e modificam a paisagem urbana. Esse tipo de arte é muitas vezes vista como poluição visual e vandalismo contra o patrimônio público.

Os grafiteiros deixam a sua marca em banheiros públicos, casas abandonadas, edifícios, metrôs, monumentos públicos, ônibus, muros, orelhões, postes, etc.

Para evitar esse tipo de problema e aproveitar o potencial dos artistas foram desenvolvidos projetos visando profissionalizar essa atividade e dar oportunidade aos grafiteiros de manifestarem a sua arte sem comprometer o patrimônio público.

Painéis para exibições dos trabalhos e muros próprios para os artistas expressarem suas ideias são iniciativas de algumas cidades brasileiras que pretendem preservar a cidade do mau aspecto causado pelas pichações desordenadas.

As inscrições em grafite são conhecidas desde o Império Romano quando os antigos romanos utilizavam carvão para escrever palavras de protesto nas paredes.

Na década de 60 do século XX, na cidade de Nova York, jovens provenientes do bairro Bronx começaram a espalhar suas marcas nas paredes da cidade utilizando tintas em spray. Também desenhavam imagens de protesto contra a ordem social dando início a um grande movimento de arte urbana.

O significado de Grafite está na categoria: Geral