Significado de Guerra Santa

Compartilhar no Facebook

O que é Guerra Santa:

Guerra santa é uma guerra causada por diferenças entre as religiões, pode envolver uma nação com religiões iguais ou diferentes, seitas diferentes dentro da mesma religião, geralmente é formada por um grupo com motivações religiosas que tenta espalhar a sua religião através do uso da violência.

A guerra santa surgiu na Antiguidade junto com a crença em um deus único. Na Idade Média, homens de diferentes religiões mataram uns aos outros como forma de ganhar o caminho do céu ao livrar o mundo terreno de infiéis ou hereges. A "guerra santa" é o recurso extremista que as grandes religiões têm usado ao longo da História para proteger o que consideram ameaça aos seus dogmas ou aos seus lugares sagrados. Na origem das principais guerras santas já travadas na história estão o Cristianismo e o Islamismo, as duas maiores religiões monoteístas do planeta.

Durante a Idade Média, a Igreja transformou a cruz no símbolo do cristianismo, e organizou expedições chamadas de Cruzadas para levar o cristianismo para outros povos, que não seguiam essa religião. No entanto, para impor a fé em Cristo para praticantes de outras religiões, não usavam somente a palavra, utilizavam a força armada aos que ofereciam resistência, e chamavam essas expedições de "Guerra Santa", onde milhões de pessoas foram mortas.

Já para o islamismo, existe a jihad, que algumas pessoas confudem como guerra santa, mas é apenas o nome que eles dão para a luta em defender o Islã. A interpretação ocidental é que a Jihad é uma guerra violenta destinada a transformar pessoas em islâmicas à força é fundada nos diversos ataques terroristas e militares sofridos pelo Ocidente, mas é uma interpretação equivocada.

O significado de Guerra Santa está na categoria: Geral