Significado de Holerite

Compartilhar no Facebook

O que é Holerite:

Holerite é um documento que certifica o pagamento do salário de um trabalhador que frequentemente é depositado na sua conta bancária. O termo holerite é mais comum em São Paulo, e em outros lugares costuma ser substituído pelas expressões "demonstrativo de pagamento" ou "contracheque".

O holerite indica o salário bruto de um funcionário e é emitido por uma instituição comercial ou repartição pública. Este documento é composto pela assinatura, dados da empresa, dados do trabalhador, acréscimos, deduções (que podem ser adiantamentos, contribuição sindical, convênio médico, imposto de renda, INSS, alimentação, previdência privada e transporte), rodapé e especificação do salário (total líquido a receber).

O termo holerite deriva de Herman Hollerith, o nome de um inventor e empresário norte-americano. Hollerith inventou um sistema de registro de informações em cartões perfurados, que revolucionou o processamento de grandes quantidades de dados. Em 1890 este sistema foi usado para fazer o recenseamento dos Estados Unidos, que demorou apenas um ano, significativamente menos que o censo de 1880, que demorou sete anos.

Holerite eletrônico

Atualmente, vários bancos disponibilizam aos seus clientes o holerite eletrônico, que pode ser conferida na internet ou em um posto. Para ter acesso ao holerite, é necessário cumprir um processo de autenticação para provar que o holerite é da pessoa certa, evitando assim a divulgação de informações privadas.

O significado de Holerite está na categoria: Geral