Significado de Jogos Competitivos

O que são Jogos Competitivos:

Jogos Competitivos têm como principal finalidade estimular a competição entre os participantes.

Porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.

Em jogos competitivos é ideal que sejam estimuladas diferentes habilidades dos competidores, através de jogos intelectuais, jogos que utilizam reflexos rápidos, jogos de estratégia, entre outros. O objetivo é fazer com que seja estimulado não apenas a competitividade, mas em especial o raciocínio.

Um dos problemas dos jogos competitivos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, sua aceitação é muito relacionada com o fato de ganhar ou perder, provocando assim alto nível de angústia e agressividade.

Nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação, propor o mesmo tipo de jogo, discriminação em geral, seja ela de gênero, etnia, religiosa e etc, além da valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.

Jogos cooperativos

Em oposição aos jogos competitivos, em que os participantes devem competir entre si para obter o sucesso, nos jogos cooperativos, todos devem colaborar mutuamente para que possam ser campeões.

As dinâmicas em grupo são a base dos jogos cooperativos, que visam despertar a consciência de cooperação entre os participantes, desenvolvendo o sentimento de solidariedade e apoio entre as pessoas.

Os participantes dos jogos competitivos consideram os outros jogadores adversários, enquanto as pessoas envolvidas em jogos cooperativos relacionam os outros jogadores com parceiros.

Saiba mais sobre o significado de Jogos Cooperativos

O significado de Jogos Competitivos está na categoria: Geral