Significado de Libertinagem

Compartilhar no Facebook

O que é Libertinagem:

Libertinagem é um termo oriundo do francês "libertinage", significa devassidão e é a característica de alguém que vive uma vida de libertino. Muitas pessoas consideram a libertinagem o oposto da liberdade.

Alguém que exerce libertinagem é alguém devasso, dissoluto, licencioso (que abusa da liberdade), ímpio, insubordinado e que não é submisso. Em alguns casos também pode ser considerado como um livre-pensador. Libertinagem também pode ser associada à incredulidade religiosa. Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais.

A libertinagem é um mau uso da liberdade de um indivíduo, é a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter.

Liberdade e Libertinagem

Muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem, usando essa confusão para excederem os limites sem sentirem peso na consciência. No entanto, o conceito de liberdade e libertinagem variam de pessoa para pessoa, dependendo dos valores morais que regem as suas vidas. Saber a exata fronteira entre liberdade e libertinagem é um tópico que tem sido discutido e pensado durante muitos anos. Por exemplo, ter relações sexuais com um/a parceiro/a diferente todas as noites pode ser considerado como liberdade para alguns e libertinagem para outros.

Manuel Bandeira e libertinagem

Libertinagem é um livro publicado em 1930, da autoria do poeta brasileiro Manuel Bandeira. O livro é composto por 38 poemas (sendo que dois deles são em francês) que foram escritos entre 1924 e 1930, e os mais reconhecidos são "Pneumotórax", "Pensão Familiar", "Profundamente" e "Vou-me embora pra Pasárgada".

Muitos desses poemas possuem um estilo confessional e apresentam humor, novidade, requinte musical e sensualidade, que incutem na obra uma elevada intensidade emocional. A morte é outro dos temas abordados na poesia de Manuel Bandeira, já que o poeta lutou contra a tuberculose durante grande parte da sua vida.

O significado de Libertinagem está na categoria: Geral