Significado de Mangá

O que é Mangá:

Mangá é o nome dado para as história em quadrinho japonesas, que são caracterizadas por serem lidas da direita para a esquerda, ao contrário das convencionais HQ’s ocidentais.

Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando os mangás. 

Vários mangás dão origem aos animes, que são exibidos na televisão, em vídeo ou cinemas, mas também há o processo inverso, quando os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

A forma atual dos mangás surgiu no início do século XX, sob influência de revistas e jornais comerciais ocidentais, vindas dos Estados Unidos e Europa, que traziam humor, sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros.

Os mangás abordam todos os temas, como vida escolar, trabalho, esportes, amor, guerra, medo, literatura japonesa e chinesa, economia, finanças, e muito mais.

Os mangás são geralmente classificados de acordo com o seu público-alvo. As histórias que são feitas para os meninos são chamadas de shounen, como One Piece, Naruto e Bleach, por exemplo. Por outro lado, as histórias que visam entreter as meninas são chamadas de shoujo.

Existem ainda outros gêneros, como o gekigá, que é mais voltada ao público adulto, não necessariamente com temas adultos, como pornografia.

Ver também: o significado de Fanfic, Shippar e Fandom.

O significado de Mangá está na categoria: Arte