Significado de Mão de Vaca

Compartilhar no Facebook

O que é Mão de Vaca:

Mão de Vaca é uma expressão popular usada para designar um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro, que é mesquinho, pão duro, sovina.

O "mão de vaca" é aquele que se priva de tudo para poder economizar seu dinheiro. O "mão de vaca" não gosta de partilhar os gastos e espera sempre que o outro pague a conta.

A expressão "mão de vaca" tem o mesmo significado das expressões mão fechada, unha de fome, pão duro, migalheiro, entre outros.

A pessoa que é chamada de "mão de vaca", nem sempre é alguém que não tenha dinheiro, muito pelo contrário, muitas vezes são indivíduos que possuem muitas posses, mas simplesmente não gostam de gastar.

O avarento, aquele indivíduo que faz pouca caridade, que não é generoso, que não gosta de gastar seu dinheiro, é também chamado de mão de vaca.

A expressão "mãos atadas, é também usada para nomear o indivíduo que é sovina, mão fechada, que não gosta de pagar a conta.

Mão de vaca é um prato tiípico da culinária do Ceará, no nordeste do Brasil. É preparado com a pata da vaca, que é cortada em pedaços, bem temperada e cozida. O guisado é famoso por ser um prato que fortifica e dá energia. É servido com pirão e arroz branco.

O significado de Mão de Vaca está na categoria: Expressões Populares