Significado de Obstante

Compartilhar no Facebook

O que é Obstante:

Obstante significa impedimento, embaraço. É um termo derivado do substantivo "obstáculo" e possui significado semelhante. Obstante designa tudo aquilo que causa impedimento, que dificulta a concretização de uma situação ou ideia.

A palavra obstante tem o mesmo sentido das locuções conjuntivas "apesar disso" e "contudo" que expressam oposição. É também sinônimo de "como se não bastasse" e "apesar disso" usada para contrariar uma ideia antes mencionada. A locução prepositiva "apesar de" também tem o mesmo significado.

"Não obstante expressa oposição a determinada situação ou ideia apresentada porém, não impede sua concretização. "Nada obstante" é uma expressão pouco usada e possui o mesmo significado de "não obstante".

Exemplos do uso de "não obstante":

"Não obstante os conselhos dados por sua mãe, ele decidiu abandonar o curso". (Os conselhos dados pela mãe não impediram o abandono do curso)

"Foi sempre um rapaz calmo e educado, não obstante reagiu de forma violenta aos comentários". (Nesta situação, "não obstante" é sinônimo de "contudo" ou "apesar disso")

O significado de Obstante está na categoria: Geral