Significado de Osmose

Compartilhar no Facebook

O que é Osmose:

Osmose é a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissovildas. Osmose é um processo que envolve a física e a química e é essencial para a sobrevivência das células, e também compreende a disciplina de biologia.

Quando a água se movimenta, ela o faz com o objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana com poros que permitem a passagem das moléculas de água. Esse tipo de transporte é chamado de transporte ativo, onde a célula tem um gasto de energia, e quando ela não tem, o transporte chama-se passivo.

Durante a osmose, o solvente tem tendência de atravessar a membrana semipermeável na direção da solução com menor concentração, de tal modo que nesta aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui. Este efeito continua até que a pressão hidrostática equilibre esta tendência. O efeito de osmose é usado em numerosas aplicações e é uma das causas dos processos de intercâmbio na nutrição das células animais e vegetais.

Osmose é também usado de forma coloquial, principalmente no que diz respeito aos estudos e a forma de adquirir conhecimento. Os estudantes, quando não sabem alguma matéria, dizem que gostariam de aprender por osmose, ou seja, sem gastar muita energia e nem precisar de estudar.

Osmose Reversa ou Inversa

A osmose inversa ou reversa é o processo contrário, onde a substância é separada por um processo através de membranas impermeáveis, que não permitem que a água passe, contrariando o fluxo normal da osmose.

Osmose e difusão

Osmose e difusão são dois tipos de transporte passivo, que acontece entre duas soluções e que tem como propósito igualar as concentrações dessas soluções.

A difusão é o transporte de soluto, através de membranas, do meio mais concentrado para o menos concentrado. A osmose consiste na passagem do solvente do meio de maior concentração para o meio de menor concentração.

Pressão osmótica

A pressão osmótica é uma pressão externa exercida sobre a solução com maior concentração de solutos, impedindo a diluição. De forma mais simples, a pressão osmótica é uma força que é aplicada para impedir o processo de osmose.

O significado de Osmose está na categoria: Geral