Significado de OTAN

Compartilhar no Facebook

O que é OTAN:

OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, e é uma aliança militar baseada no Tratado do Atlântico Norte. O quartel-general da OTAN é localizado em Bruxelas, na Bélgica, e a organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa.

A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente contrária ao bloco socialista. Os estados do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz e contraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer um dos países-membros.

Os países que integram a OTAN são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polónia, República Checa, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovénia.

Com o fim da União Soviética,  surgiu a necessidade de redefinir o papel da OTAN na nova ordem internacional, assim tem como objetivo ser a base da política de segurança de toda a Europa e da América do Norte.

O significado de OTAN está nas categorias: Geral, Siglas