Significado de Placebo

Compartilhar no Facebook

O que é Placebo:

Placebo é toda e qualquer substância sem propriedades farmacológicas, administrada a pessoas ou grupo de pessoas como se tivesse propriedades terapêuticas.

A palavra placebo vem do latim placere, que significa "agradar".

No início, o termo placebo era atribuído apenas a produtos para uso oral ou injetável, como comprimidos de açúcar ou farinha e soro fisiológico, por exemplo. De fato, placebo já foi definido como qualquer medicamento dado ao paciente mais com o intuito de agradar do que beneficiar.

Atualmente, o conceito de placebo é muito mais amplo e estende-se também a outras formas de interferências físicas ou procedimentos, como ultra-som, aplicação de pomadas e até benzimentos.

Efeito Placebo

Efeito placebo é qualquer efeito positivo atribuído a uma pílula ou procedimento que não deriva diretamente da sua ação farmacológica ou das suas propriedades específicas. Qualquer tipo de tratamento pode agir como placebo, mas o efeito placebo é determinado pela resposta positiva do indivíduo a essa intervenção.

O efeito placebo é muito observado em estudos científicos para verificar a eficácia de algum medicamento, como nos casos em que um grupo de pessoas recebe um comprimido de açúcar, farinha ou vitamina sem qualquer propriedade farcacológica e apresenta melhorias clínicas, apenas por acreditarem que estavam tomando o remédio propriamente dito.

O significado de Placebo está na categoria: Geral