Significado de Pressão

Compartilhar no Facebook

O que é Pressão:

Pressão é uma palavra que significa força que é exercida sobre alguma coisa. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar. Também corresponde a uma grandeza do contexto da Física.

Na Física, a pressão é uma grandeza que quantificada através da razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão, onde a força é aplicada. É possível determinar a pressão através de alguns intrumentos, entre eles o manômetro, o barômetro, o piezômetro e o vacuômetro.

Segundo o Sistema Internacional, a pressão é medida na unidade N/m²  (Newton por metro quadrado), unidade igualmente conhecida como pascal. Existem outras unidades como bar, PSI (equivale a 0,07 bar), mmHg, milibar, atm.

Em sentido figurado, exercer pressão sobre alguém significa influenciar ou forçar alguém para fazer alguma coisa. Por exemplo: Ele só quebrou aquela janela por causa da pressão dos seus amigos.

Pressão arterial

A pressão arterial consiste na força que é feita pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos, graças à função do coração. Atinge o seu valor máximo (aproximadamente 120 mmHg) perto do coração, e a mínima nos capilares (cerca de 30 mmHg).

Existem alguns fatores que podem condicionar a pressão arterial. Entre elas está o atividade cardíaca, o tônus vascular e a consistência (viscosidade) do sangue.

Os valores da pressão arterial de um adulto saudável considerados "normais" são 90-140 mmHg (sistólica) e de 60-80 mmHg, consoante a fase do ciclo cardíaco. A pressão arterial costuma diminuir durante o sono, e aumentar durante situações de emoções fortes.

Quando a pressão arterial está acima do considerado normal, estamos perante um caso de hipertensão. O caso inverso é conhecido como hipotensão.

Pressão absoluta

A pressão absoluta é medida relativamente ao vácuo absoluto e consiste na soma da pressão relativa e a pressão atmosférica. É a pressão que é feita dentro de um manômetro, pelo material cuja pressão se pretende conhecer.

Pressão atmosférica

Pressão atmosférica é uma consequência da gravidade e é a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, podendo também corresponder à pressão que é exercida sobre uma camada de ar.

Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, algo que também acontece no caso da densidade do ar. Quando uma zona tem baixa pressão atmosférica, costumam ocorrer fenômenos ciclônicos (mau tempo) e quando existe uma alta pressão ocorrem fenômenos anticiclônicos.

Os ventos são formados graças a alterações da pressão atmosférica no ar, que são causadas pela rotação da Terra, e do aquecimento da atmosfera, que resulta da constante mudança da radiação do Sol.

Alterações na pressão atmosférica têm um grande impacto no corpo humano. A redução progressiva da pressão pode causar aeroembolismo ou disbarismo, um distúrbio caracterizado pela formação de bolhas de ar nos tecidos.

Pressão hidrostática

É obtida através do quociente entre a força "normal" (F) que atua em um líquido do lado de um objeto e que é independente da sua orientação. Pode variar dependendo da profundidade do objeto considerado.

O significado de Pressão está na categoria: Geral