Significado de Quinta Coluna

Compartilhar no Facebook

O que é Quinta Coluna:

Quinta coluna é um termo que significa grupos de pessoas que trabalham clandestinamente em um determinado país. Esse grupo poderá ajudar seu país de origem, em caso de uma guerra civil. A expressão também é usada para chamar qualquer pessoa que auxilia as pessoas que estão clandestinas.

Quinta coluna teve origem na Guerra Civil Espanhola, onde  o General referia-se a suas tropas como colunas, e quando quatro de suas colunas iam para Madri, ele acabou chamando os  militares madrilenhos que o apoiavam como quinta coluna.  A expressão foi novamente utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, para chamar os soldados que apoiavam a política dos nazista e de seus aliados.

Quinta coluna não é utilizada apenas para militares, mas também pessoas que, dentro de uma guerra, agiam por meio de sabotagem e criação de boatos, onde a quinta coluna  tinha o poder de desmobilizar uma possível reação agressiva.

No Brasil, eram chamados de quinta coluna, aqueles que vinham lutar no país e acabam ficando por aqui, onde se incorporavam estrangeiros, descendentes de algum país em guerra, e que trabalham sabotando, enviando informações.

O significado de Quinta Coluna está na categoria: Geral