Saturno: como é o planeta e suas características

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Saturno é um dos planetas do Sistema solar, é o sexto a partir do Sol. É famoso por seus belos anéis, formados de gelo e rochas.

É um dos quatro planetas gasosos juntamente com Júpiter, Urano e Netuno. Isso significa que Saturno é formado principalmente por gases e não tem uma superfície sólida como a da Terra.

O planeta foi encontrado pelo astrônomo Galileu Galilei em 1610. Saturno tem, predominantemente, a cor amarela, em variados tons. São os gases presentes em sua atmosfera que fazem o planeta ter essa aparência.

O polo sul de Saturno pode ter uma coloração mais escura, devido as várias camadas de nuvens que se concentram nessa região, conhecida por Olho de Saturno.

Saturno tem 5,683 × 1026 kg de massa, é planeta com maior número de satélites naturais: 83 luas. A maior delas se chama Titã, que tem até uma atmosfera própria.

Características de Saturno

Planeta Saturno em tons amarelos, observado em diagonal com destaque para os seus anéis.

Temperatura de Saturno

A temperatura de Saturno está em torno de -178°C. Esse é o valor aproximado para a parte mais superficial do planeta, entretanto, ao se aproximar do seu núcleo, a temperatura e pressão são bem altas, ultrapassando os milhares de graus.

Atmosfera de Saturno

A atmosfera do planeta é composta principalmente por hidrogênio, hélio e gás metano. Também é conhecida por ter ventos fortes, o Olho de Saturno, por exemplo, fica localizado num dos polos do planeta e é formado por camadas de nuvens que causam tempestades na área.

Composição de Saturno

Saturno é um planeta gasoso, composto majoritariamente por gases como hidrogênio e hélio. Apesar do planeta não ter uma superfície bem definida, os cientistas acreditam que conforme se avança para o seu interior seria possível encontrar substâncias em estado líquido e sólido.

Movimentos de rotação e translação de Saturno

O movimento de rotação de Saturno, em que planeta gira em torno de si mesmo, leva cerca de 10,7 horas. Já o movimento de translação, em que o planeta gira em torno do Sol, leva 29,4 anos terrestres. Saturno está a 1.429.400.000 km do Sol.

Por que Saturno tem anéis

Saturno é conhecido pelos seus belos anéis, apesar de outros planetas também possuírem anéis em seu entorno, os de Saturno são os mais belos do Sistema Solar.

Os anéis são formados por rochas e gelo. Não se sabe ao certo como os anéis surgiram, nem quando. Algumas teorias afirmam que esse material poderia ter surgido a partir de pedaços de Saturno que teriam se desprendido do planeta após colisões com outros corpos celestes.

Outra teoria afirma que os anéis podem ser resultado de uma lua que se desintegrou. Há estudos que indicam que os anéis apareceram com a formação do planeta, outros dizem que os anéis são mais novos, teriam cerca de 100 milhões de anos.

Entretanto, sabe-se que os anéis se mantêm ao redor de Saturno graças a força da gravidade, inclusive de luas que se localizam entre os anéis.

Veja também: Planeta Júpiter, Netuno e o que é o Sistema Solar.

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar