Significado de Tabu

Compartilhar no Facebook

O que é Tabu:

O significado de tabu geralmente se refere a uma proibição da prática de qualquer atividade social que seja moral, religiosa ou culturalmente reprovável. Dizer que algo é um tabu pode significar que é sagrado e por isso interdito qualquer contato. Ou pode também significar algo perigoso, imundo ou impuro.Cada sociedade possui os seus próprios padrões morais. Tabus existentes em uma cultura podem não existir em outras.

Os tabus são criados por convenções sociais, religiosas e culturais. São meios de preservar os bons costumes da sociedade limitando a prática de determinados atos ou evitando falar de assuntos polêmicos.

Os tabus estão relacionados à linguagem, em que há proibição de pronunciar palavrões e outros nomes imundos (por exemplo, diabo); os comuns tabus ao sexo, considerados pecados religiosos; ou mesmo às restrições alimentares (comer carne humana ou de determinados animais, sangue etc.). O eufemismo é uma linguagem à qual se recorre com frequência para evitar o tabu. Quebrar um tabu pode acarretar castigo divino, além de culpa, constrangimento, vergonha, etc.

Quebrando o Tabu – Filme

O filme brasileiro Quebrando o Tabu é um documentário que discute o atual panorama do combate às drogas no Brasil. O filme tem direção de Fernando Grostein Andrade e conta com com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e outras figuras de influência nos seus países como, por exemplo, os políticos norte-americanos George W. Bush e Bill Clinton.