Significado de Temperança

Compartilhar no Facebook

O que é Temperança:

Temperança significa ter moderação, equilíbrio e parcimônia em suas atitudes. Do latim “temperantia” “guardar o equilíbrio”.

Temperança é um substantivo feminino que nomeia a qualidade ou virtude de quem atua comedidamente, com prudência, sem a prática de exageros.

Ter temperança é ter controle sobre as paixões, é ter sobriedade em suas atitudes e decisões, é evitar os excessos em seus apetites, seus desejos e vontades.

Temperança na Bíblia

Temperança é uma das quatro virtudes cardeais da Igreja Católica: temperança, prudência, Fortaleza e Justiça. Virtudes cardeais quer dizer virtudes centrais, fundamentais, orientadoras da vida dos cristãos.

Temperança é o autocontrole, a renúncia e a moderação. A temperança domestica os instintos, sublima as paixões, modera os impulsos e apetites. Agir com temperança é abrir caminhos para a sobriedade e o desapego. A temperança leva ao caminho para o cumprimento dos deveres e para a maturidade.

Temperança na tarologia

Na tarologia, temperança é um arcano do tarô representado por um anjo que passa água em um vaso, o que significa a moderação na vida. É também representada pelo signo de aquário, no zodíaco. Ao ser retirada a carta da temperança, dependendo do contexto, indica a necessidade do indivíduo levar uma vida mais equilibrada em relação à razão e à emoção.

O significado de Temperança está na categoria: Geral