Significado de Trilogia

Compartilhar no Facebook

O que é Trilogia:

Trilogia significa uma obra literária, ou musical, ou científica dividida em três partes, e vem do grego. Este termo tem sido muito utilizado no cinema, com grande sucesso de bilheteria.

Entre a Trilogia de obras literárias ainda encontramos a Trilogia Espacial, Trilogia da Herança, O Tempo e o Vento, Os Caminhos da Liberdade, As Crônicas de Artur entre outros.

A Trilogia pode ainda ser um grupo de três tragédias gregas, constituídas por poemas dramáticos, que eram apresentadas nos jogos solenes da Grécia Antiga. Apenas se conservou a trilogia da autoria de Ésquilo, conhecida como "A Oresteia", composta por Agamémnon, As Coéforas e As Eumênides.

Trilogia é também o conjunto de três obras que se ligam entre si por temas comuns a todas, e pode ainda ser um conjunto de três coisas que se ligam para formar um trio uma trindade.

Trilogias famosas

Algumas trilogias que foram sucesso no cinema: 

Matrix, no final da década de 90 com uma técnica inovadora, com os filmes: Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions;

  • A Trilogia Bourne;
  • A Trilogia de Volta para o Futuro;
  • A trilogia Senhor dos Anéis;
  • Indiana Jones;
  • Poderoso Chefão.

No âmbito da literatura, algumas das trilogias mais famosas atualmente são: Jogos Vorazes (da autoria de Suzanne Collins), Cinquenta Tons de Cinza (da escritora E.L. James), Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien), etc.

O significado de Trilogia está na categoria: Geral