Significado de Tulipas

Compartilhar no Facebook

O que significam as Tulipas:

Tulipa

Tulipas são flores ornamentais do gênero de plantas liliáceas, formadas por uma única flor em cada haste, com folhas alongadas, apresentando seis pétalas ou na forma com pétalas dobradas, podendo atingir de 30 a 60 cm de altura.

Tulipa teve seu nome originado da palavra turco-otomana “Tulbend”, que significa “turbante”, adereço usado polos homens turcos, por ter sua forma muito semelhante ao turbante.

As tulipas são facilmente adaptadas ao clima frio e crescem a partir de um bulbo que produz floração única durante o ano, no início da primavera. Existem tulipas de diversas cores, resultado de sucessivos cruzamentos entre elas. A tulipa negra ainda apresenta tons de azul e vermelho muito densos.

O manuseio do bulbo da tulipa requer muito cuidado, pois libera uma substância que pode causar conjuntivite, rinite e crise de asma.

Cultivo de tulipas na Holanda

A tulipa é originária da Turquia. Foi levada para a Holanda no século XVI pelo botânico Conrad Von Gesner. O cultivo do bulbo teve fácil adaptação e a tulipa chegou a ser a quarta maior fonte de renda do país.

A tulipa é o símbolo da Holanda, é cultivada em grandes jardins, que passam a maior parte do ano sendo preparados para serem abertos na primavera. Um exemplo é o parque “Keukenhof” “o parque das tulipas”, com sete milhões de flores, que formam grandes tapetes coloridos e são visitados por 800 mil pessoas.

Cultivo de tulipas no Brasil

No Brasil, a Tulipa é cultivada especialmente na cidade de Holambra, no estado de São Paulo, formada por imigrantes holandeses, que possui um clima ideal para o cultivo da flor. Os bulbos são importados da Holanda e as flores abastecem o consumo interno e são exportadas principalmente para os Estados Unidos.

Significado das Cores das Tulipas

  • Tulipa vermelha: significa amor verdadeiro e eterno.
  • Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo.
  • Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade.
  • Tulipa branca: significa perdão.
  • Tulipa laranja: vitalidade e vigor.
  • Tulipa negra: elegância e sofisticação.

O significado de Tulipas está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Flores