Significado de Unidade

Compartilhar no Facebook

O que é Unidade:

A palavra unidade tem origem no termo latim unitas e designa a qualidade do que é único ou indivisível. Tem como significado aquilo que é considerado de forma individual e não plural.

Unidade também designa a união de componentes com uma determinada homogeneidade ou identidade. Uma unidade militar é uma organização composta por militares que pertencem à mesma fracção de um sistema militar. Um hospital é constituído por diversas unidades, sendo a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) uma das mais comuns.

Em Matemática a unidade é representada pelo número um. É o elemento a partir do qual se constroem todos os outros números naturais. Dois é o sucessor da unidade (ou soma de duas unidades), três é o sucessor de dois (ou soma de três unidades) e assim sucessivamente.

Nas Ciências, é designada como unidade de medida a grandeza física que serve de referência para uma determinada medição. Por exemplo, metro para comprimento, quilograma para massa, segundo para tempo. O Sistema Internacional de Unidades tem como objetivo uniformizar as unidades de medida. É um sistema adotado em grande parte dos países do mundo. Os Estados Unidos são exemplo de uma das poucas exceções.