Significado de URSS

Compartilhar no Facebook

O que é URSS:

URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, criada em 1922, pelo líder da Revolução Bolchevique, Lenin. Era uma federação de várias repúblicas lideradas pela Rússia, reunindo inicialmente a Ucrânia, Armênia, Geórgia, Azerbaijão, instituindo pela primeira vez na História, um regime socialista.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou União Soviética foi um experimento comunista, que durou 74 anos, onde os revolucionários russos Vladimir Lenin e Leon Trotsky foram os principais personagens. O sistema foi implodido em 1991 pelas forças destruidoras de suas próprias contradições.

Na primeira década do século XX, a Rússia ainda era um estado feudal. O Czar Nicolau II governava como um monarca autocrático. Nessa época a Rússia iniciava um rápido processo de industrialização. A vida dos 15 milhões de operários era dura. As condições de trabalho nas fábricas eram precárias, propiciando o aparecimento de partidos radicais e revolocionários. Em 1898 foi fundado o Partido Social Democrata Russo, que tinha por base as ideias de Marx. Em 1903 o partido foi dividido em menchevique e bolchevique. Greves e manifestações foram realizadas contra o regime imperialista.

Em 1917 a Revolução estourou, o Partido Bolchevique, apoiado nos sovietes e na massa operária e camponesa, sob a liderança de Lenin, ocuparam as ruas de São Petersburgo e terminaram se apossando do poder, que foi entregue ao Conselho dos Comissários do Povo, liderado por Lenin. Em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi formalmente criada.

A URSS e o socialismo

Em 1917, Lenin, foi o grande artífice da Revolução Russa, seu poder apoiava-se nos sovietes, no Exército Vermelho (criado por Trotsky para defender a revolução), na polícia política, a Tcheka, e no Partido Bolchevique que foi transformado em Partido Comunista em 1918.

A população russa passou a integrar-se na política por meio dos sindicatos e do Partido Comunista. Uma minoria ativa compunha o Partido, que tinha organização semelhante à dos sovietes: um congresso, um comitê central e um diretório político. O novo regime enfrentou quatro anos de guerra civil contra os russos brancos, adeptos do antigo regime, apoiados por países europeus temerosos de que o socialismo se espalhasse. Em 1922, uma nova Constituição cria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Após a morte de Lenin, em 1924, iniciou-se na Rússia uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin. Para Trotsky, marxista intransigente, os exércitos russos deviam propagar imediatamente a revolução comunista pelo mundo. Para Stalin o socialismo deveria primeiro se firmar na Rússia e só a partir daí propagar-se por outros países. Derrotado Trotsky foi expulso do país.

Em 1941, a URSS já era composta por várias nações de etnias e culturas diferentes, o bloco era formado pela Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Letônia, Estônia, Lituânia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Turcomenistão, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirquistão e Uzbequistão. Com Stalin no poder, durante 25 anos, a URSS conheceu uma das mais sangrentas e cruéis ditaduras da história.

A URSS e a Guerra Fria

A Guerra Fria (uma guerra não declarada) foi o período de conflitos e hostilidades entre a URSS (líder do bloco socialista) e EUA (líder do bloco capitalista). A destruição e o enfraquecimento geopolítico das grandes potências capitalistas europeias após a Segunda Guerra Mundial, somados ao avanço do socialismo, possibilitaram a divisão do mundo em duas superpotências emergentes e ideologicamente antagônicas: EUA e URSS.

URSS e a CEI

O socialismo estatal da URSS já dava sinais de desgaste econômico desde 1980. As estruturas burocráticas, o excessivo controle estatal, o regime de partido único e os privilégios da classe dirigente anulavam as liberdades individuais dos cidadãos comuns. Diversos protestos e contestações criaram as condições para as mudanças estruturais que passaram a ocorrer na maior parte dos países socialistas.

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) foi formalizada no dia 8 de dezembro de 1991, com a presença dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e da Bielo-Rússia, em substituição à União Soviética, com o propósito de parceria econômica e de defesa dos seus membros.

Atualmente os membros do CEI são: Armênia Azerbaijão, Bielo-Rússia, Cazaquistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

O significado de URSS está nas categorias: Geral, Siglas