Significado de URSS

Compartilhar no Facebook

O que é URSS:

URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, surgiu no ano de 1922 e era um país com dimensões, em todos os sentidos, de um Continente.

A União Soviética (URSS, USSR ou CCCP) surgiu logo após a Revolução Russa, e era composta de vários países soviéticos e tinha uma enorme extensão geográfica, englobando os Países Bálticos, o leste da Polônia, a Besserábia e excluindo apenas a Polônia e a Finlândia.

No dia 23 de Agosto de 1939, a URSS assinou um pacto de não agressão com a Alemanha, sendo que nove dias depois, a Alemanha invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, em 1941, a Alemanha invadiu a URSS, obrigando Estaline a assumir o comando das forças armadas e a estabelecer um comunismo de guerra.

Entre os anos de 1945 até o fim da URSS no ano de 1991, a União Soviética e os Estados Unidos foram as únicas superpotências mundiais que dominavam todos os assuntos mundiais, sejam eles política, economia, assuntos externos, operações militares, avanços científicos e esportes, incluindo os Jogos Olímpicos e outros campeonatos mundiais.

Durante a Guerra Fria, a URSS criou um poderoso bloco socialista que se estendia da Europa Oriental até a América, passando pelo Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Oriente Médio e pela África e todo esse bloco, era comandado por Moscou. A URSS cresceu tanto que chegou a ser formada por 15 países na época, até sua dissolução:  Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia,  Geórgia,  Cazaquistão,  Quirguistão,  Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e  Uzbequistão.

Um dos maiores símbolos do fim da Guerra Fria e dos partidos comunistas foi quando ocorreram as primeiras eleições livres no mundo socialista, e o Muro de Berlim começou a ser derrubado depois de 28 anos de existência. Não foi apenas a queda, mas também houveram grandes manifestações em que se pedia a liberdade, e assim, o Muro de Berlin tornou-se um dos maiores símbolos do fim desse período.

A atual Federação Russa é o sucessor da URSS, e atualmente a Rússia é o principal membro da Comunidade dos Estados Independentes e herdou toda sua força militar da antiga União Soviética.

URSS e a Guerra Fria

A Guerra Fria foi um conflito entre a URSS e os Estados Unidos da América, que aconteceu graças às grandes diferenças sociais, políticas e econômicas entre essas duas potências.

A guerra fria ganhou mais força quando Winston Churchill usou a expressão "cortina de ferro" durante uma palestra na Universidade de Fulton em 1946. De acordo com Churchill, era imperativo travar o crescimento comunista na Europa. Em 1959 uma entrevista entre Eisenhower e Kruschev revelou mais uma vez as desavenças entre os dois, ficando bem patente a necessidade de acalmar a situação entre as duas partes. O conflito ganhou proporções maiores quando em 1961 Kruschev manifestou a sua intenção de colocar mísseis em Cuba, o que desagradou os EUA.

Em 1961, J. Kennedy e Kruschev se encontraram em Viena, com a intenção de criarem uma coexistência pacífica entre as duas potências. As relações da URSS e dos Estados Unidos melhoraram um pouco depois da cimeira organizada em Genebra, entre os dias 19 e 22 de Novembro de 1986.

URSS e CEI

A CEI, ou Comunidade dos Estados Independentes, é um grupo de países que foi criado em Dezembro de 1991 com o propósito de firmar uma parceria econômica e de defesa entre ex-membros da URSS. A Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia foram os primeiros membros da CEI, e mais tarde se juntaram países como a Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e o Turcomenistão, que atualmente é um membro relacionado com a CEI.

O significado de URSS está nas categorias: Geral, Siglas