Significado de Vírus

Compartilhar no Facebook

O que são Vírus:

Vírus são pequenos seres parasitas formados por uma cápsula proteica que podem infectar organismos vivos (seres humanos ou animais). O termo vem do Latim virus que significa veneno ou toxina. Devido a propriedade de rápida contaminação, a palavra "vírus" é também aplicada no sentido figurado para denominar algo que se reproduza de forma parasitária, por exemplo, “vírus da corrupção”.

Vírus biológicos

Os vírus necessitam de células hospedeiras para se reproduzirem. Dentro das células conseguem obter aminoácidos, ribossomos e outras substâncias que possibilitam a multiplicação em milhares de novos vírus. Esse processo de replicação viral pode demorar apenas algumas horas ou vários dias, dependendo do vírus. Uma vez dentro das células, os vírus começam a interferir no normal funcionamento das mesmas e a provocar doenças diversas como: AIDS (através do HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana), HPV – Vírus do Papiloma Humano, Gripe (por exemplo através do vírus Influenza A subtipo H1N1), dentre outras. Para prevenção e combate de algumas doenças, existem as vacinas virais e outros medicamentos.

Vírus de computador

Em Informática, um vírus de computador é um programa desenvolvido  com o intuito de causar graves transtornos aos usuários do computador ou a uma empresa. Tal como os vírus biológicos, os vírus eletrônicos se espalham muito rapidamente num meio como a internet.  Os objetivos de quem cria um software malicioso podem ser diversos, desde apagar arquivos ao roubo de informações. Os antivírus são softwares criados por empresas responsáveis com o objetivo de eliminar vírus de computadores infectados.

Marketing viral

Marketing viral é uma expressão relacionada com técnicas de marketing utilizadas na internet. É um recurso de propagação rápida da informação através de diversos meios (e-mail, redes sociais, etc.).

O significado de Vírus está nas categorias: Geral, Medicina