Significado de Acepção

Compartilhar no Facebook

O que é Acepção:

Acepção é o sentido em que se emprega uma palavra, que pode ter várias interpretações dependendo do contexto em que ela está inserida, é a compreensão, o entendimento, o significado.

A acepção da palavra pode ser própria ou figurada. Na frase “O homem estava morrendo de fome”, na acepção figurada, a interpretação seria que o homem estava com muita fome. Na acepção própria, a compreensão seria que o homem estava morrendo porque não se alimentava. A palavra morrendo seria interpretada literalmente, ou seja, na sua acepção própria.

A acepção da palavra idiota, com o tempo teve seu significado modificado. Era usada para designar aquela pessoa que não ocupava um cargo público, hoje significa tolo, pateta.

A palavra leigo, originalmente, fazia referência àquelas pessoas que não faziam parte de nenhuma ordem sacra, hoje na acepção figurada, indica todo aquele que é estranho a determinado assunto.

O termo chuchu é usado, na acepção figurada, para designar uma pessoa querida. Na acepção própria é um legume comestível produzido pela planta do mesmo nome.

O significado de Acepção está na categoria: Geral