Significado de Angústia

O que é Angústia:

Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor.

No campo psiquiátrico a angústia é considerada uma doença e precisa ser tratada.

Para a psiquiatria, a angústia pode ser um sintoma de depressão. Porém, nem todas as pessoas com angústias periódicas devem ser tidas por depressivas. Este sentimento também pode significar uma manifestação de ansiedade, por exemplo.

A angústia também pode estar ligada a causas psicológicas como, complexos e traumas de ambientes familiares repressores ou desgastantes.

A angústia somente será considerada uma doença quando surgirem outros sintomas associados, como falta de concentração, tristeza permanente, inquietação, pensamentos negativos e etc.

As pessoas que apresentam quadro de angústia e não têm acompanhamento profissional, desenvolvem outros distúrbios emocionais, como cansaço físico e mental, comportamento inadequado e baixa autoestima.

A angústia é uma emoção que está à frente de um acontecimento, uma circunstância ou que ocorre por consequência de lembranças traumáticas.

A angústia também pode acontecer em estados de paranoia, onde a percepção da realidade é distorcida .

Entre os povos da antiguidade, os gregos procuravam combater a angústia criando uma sociedade baseada no principio do equilíbrio, isto é, nada em demasia, como forma de combater instintos e paixões naturais humanas.

Assim, surgiram as tragédias gregas que, como arte da representação e da aparência, nos coloca em contato com toda a tragédia e angústia da existência.

Alguns filósofos dizem que a angústia surge no momento em que o homem percebe a sua condenação à liberdade, por isso se sente angustiado já que sabe que é o senhor do seu destino.

Saiba mais sobre o significado da Ansiedade.

O significado de Angústia está na categoria: Geral