Significado de Bioma

Compartilhar no Facebook

O que é Bioma:

Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres.

É na biosfera que se encontram os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico.

Esta palavra foi criada por um ecólogo americano chamado Frederic Clements, que definiu bioma como uma comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação. Desde a sua criação, bioma vem sofrendo algumas modificações e muitas definições.

Os biomas apresentam tipos fisinômicos semelhantes de vegetação, os mesmos fatores ecológicos e estão estreitamente relacionados às faixas de latitude, por conseguinte ao clima. Por exemplo: nas áreas de baixa latitude ou de clima tropical, predominam as florestas tropicais; nas áres de média latitude surgem as florestas temperadas.

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Os biomas terrestres se constituem por três grupos de seres, aqueles que produzem que são os vegetais, aqueles que consomem que são os animais e os decompositores que são os fungos e as bactérias.

Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.

Biomas Brasileiros

O Brasil apresenta seis tipos de biomas:

  • Amazônia: ocupa cerca de 50% do país (noroeste).
  • Cerrado: ocupa aproximadamente 24% do país (centro oeste).
  • Mata Atlântica: presente em cerca de 13% do país (sul e sudeste).
  • Caatinga: presente em mais ou menos 10% do país (nordeste).
  • Pampa: ocupa cerca de 2% do país (sul).
  • Pantanal:: extensão de mais ou menos 2% do país (centro-oeste).

O significado de Bioma está na categoria: Geral