Significado de Budismo

Compartilhar no Facebook

O que é Budismo:

Budismo é um sistema religioso e filosófico fundado por Buda (Siddhartha Gautama) no século VI a.C.

O Budismo é orientado pelos ensinamentos de Buda que pretendem mostrar o caminho da libertação através de práticas e crenças espirituais. De acordo com o Budismo, a disciplina mental pode aliviar o sofrimento do ser humano levando-o a atingir o estado supremo de plenitude: o Nirvana.

O Budismo é uma prática muito popular na Ásia, no entanto há praticantes espalhados por todo o mundo. A doutrina budista é dividida em dois grandes ramos: Theravada, a mais antiga escola budista e Mahayana, da qual faz parte o Budismo Tibetano, o Zen, dentre outras escolas.

As Três Joias (também conhecidas como Três Tesouros, Três Refúgios ou Gema Tripla) são as bases das tradições e práticas budistas, nas quais os seguidores se refugiam. Consistem em ter como mestre Buda, o Iluminado; seguir os seus ensinamentos, o Dharma; participar da comunidade budista, a Sangha.

Na origem do budismo, estão as "quatro verdades nobres" ou "quatro verdades sagradas" que têm como objetivo libertar o ser humano da dor. Foram dos primeiros ensinamentos dados por Buda. Estas verdades são:

  1. A verdade é que o viver é sofrer. (Dukha)
  2. O sofrimento tem a sua origem nos desejos do ser humano. (Tanha)
  3. É possível eliminar o sofrimento se forem eliminados os apegos e desejos;
  4. Para eliminar o sofrimento é preciso seguir o Nobre Caminho Óctuplo (ou Oito Vias Nobres).

Assim como no Hinduísmo, no Budismo há a crença no Karma, uma relação de causa e efeito das nossas ações. Se você faz coisas boas, coisas boas acontecerão na sua vida. Se faz coisas más, coisas más acontecerão.

Existem diferentes vertentes do Budismo. Por exemplo, o Budismo Nitiren ou Budismo de Nitiren tem como fundamento os ensinamentos de Nitiren, um monge japonês que viveu no século XIII.

O Budismo Kadampa, outra linhagem de pensamento budista, foi uma escola criada pelo mestre budista indiano Atisha.

Budismo Tibetano

O Budismo Tibetano (também designado por Iamaísmo) é uma prática com forte presença no Brasil, sendo o líder Tenzin Gyatso, o Dalai Lama, sua figura mais representativa.

Budismo no Brasil

O Budismo foi introduzido no Brasil no princípio do século XX. No dia 18 de Junho de 1908, chegava ao Brasil Tomojiro Ibaragui, mais conhecido como Ibaragui Nissui, o primeiro monge budista do Brasil.

Desde essa altura, o Budismo tem crescido muito, tendo atualmente mais de 200.000 seguidores.

Veja também:

O significado de Budismo está na categoria: Geral