Significado de Nirvana

Compartilhar no Facebook

O que é Nirvana:

Nirvana é uma palavra do contexto do Budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual.

O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por "extinção" no sentido de “cessação do sofrimento”.

Um dos temas fundamentais da doutrina budista, em sentido mais amplo, nirvana indica um estado eterno de graça. Também é visto por alguns como uma forma de superação do karma.

É uma renúncia ao apego material que não eleva o espírito e apenas traz sofrimento. Através da meditação se consegue percorrer os passos fundamentais para chegar ao nirvana, considerado como a última etapa a alcançar pelos praticantes da religião.

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas. Também se emprega com o sentido de aniquilamento de certos traços negativos da própria personalidade, porque a pessoa consegue se livrar de tormentos como orgulho, ódio, inveja ou egoísmo, sentimentos que afligem o ser humano impedindo-o de viver em paz.

Em sentido figurado, nirvana muitas vezes é uma palavra usada com um sentido depreciativo, indicando um estado de apatia ou inércia.

Nirvana (banda de rock)

Nirvana é o nome de uma banda de rock criada em Aberdeen (estado de Washington), Estados Unidos, tendo como principal vocalista e guitarrista o lendário Kurt Cobain. Foi uma banda de bastante sucesso nas décadas 80 e 90 do século XX. A banda foi extinta com o suicídio do seu líder Kurt Cobain, em 1994. Após sua morte vários discos foram lançados, perpetuando o sucesso da banda entre os fãs.

Em 24 de Setembro de 2011, o segundo disco da banda, Nevermind, que contém uma das suas mais famosas canções “Smells Like Teen Spirit”, completou 20 anos de lançamento.

O significado de Nirvana está na categoria: Geral