Comunicação visual

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

A comunicação visual é uma maneira de informar e comunicar por meio de elementos visuais, como infográfico, fotografias, vídeos, apresentações, entre diversos outros.

Todo recurso ou elemento que nos atinge visualmente, visando transmitir uma informação ou contar uma história, é considerado comunicação visual.

Trata-se uma ferramenta poderosa para expressar ideias, transmitir mensagens e criar impacto emocional. É muito utilizada em nossa sociedade, com diferentes objetivos. Pode ser apresentada acompanhada de texto ou não.

A importância da comunicação visual é vasta, está na rápida transmissão de ideias - ver uma imagem e interpretá-la pode ser mais rápido do que ler um texto sobre o assunto. Também é um recurso que ajuda o receptor a compreender as informações de forma mais fácil e rápida.

Por exemplo, quando você tem um trabalho, seja da faculdade, escola ou empresa, e escolhe cartazes, infográficos ou qualquer apresentação visual. Neste caso, você utiliza da comunicação visual para transmitir sua informação de forma mais lúdica e complementar um texto escrito ou falado.

A comunicação visual também é relevante devido ao seu apelo emocional, é muito usada no marketing e na publicidade, inclusive para definir a identidade visual de marcas e empresas.

O apelo emocional também se estende à área artística, estando presente na pintura, nas artes plásticas, na fotografia, no cinema, na televisão e em muitos outros.

Utilizando cores, imagens, movimentos, formas, desenhos e símbolos, a comunicação visual se mostra tão relevante porque abrange princípios culturais, estéticos e psicológicos.

Principais tipos de comunicação visual

Existem diferentes tipos e formas de transmitir informações através da comunicação visual. Dependendo da informação a ser transmitida, o tipo de recurso visual usado na comunicação pode variar.

Infográficos

infograficos_comunicacao_visual

Um infográfico é um conjunto de imagens, cores, gráficos e até mesmo texto (em pequena quantidade), que fornece uma visão geral e resumida, de uma informação que geralmente é longa.

Os infográficos usam recursos visuais para comunicar informações de forma rápida e clara. Por isso, é uma ferramenta muito utilizada no meio empresarial.

Dentro do grupo dos infográficos, também há as tabelas e os gráficos, que assim como os infográficos, podem apresentar a mesma mensagem. Porém, a diferença é que o infográfico é algo dinâmico, que pode utilizar fotografia, desenho, diagrama estatístico, entre outros.

Infográfico com tabelas e gráficos em tons de branco e laranja
A interpretação de dados e estatísticas fica mais fácil com apresentação visual apelativa e lúdica dos infográficos.

Veja mais sobre o significado de infográfico e tipos de gráficos e suas funções.

Diagrama de Processo

diagrama de processo

Um diagrama de processo é um recurso visual muito utilizado pelo meio empresarial para representar uma série de etapas significativas para um negócio.

Basicamente, um diagrama é o desenho de um grande processo, utilizado para facilitar o entendimento de algo muito mais amplo, dividindo em etapas para facilitar a compreensão.

Neste tipo de comunicação visual são utilizadas formas geométricas ligadas umas às outras e textos resumindo as etapas.

Exemplo de diagrama de processos em tons de branco, vermelho, azul e amarelo.
O diagrama simplifica o entendimento de processos, usando setas, cores, formatos diferentes e símbolos.

Veja também o significado de diagrama.

Mapas

mapas

O mapa é uma representação visual de uma região geográfica, e serve como guia, apresentando como chegar a um certo destino. Esse é um dos maiores exemplos de como a humanidade utiliza a comunicação visual para se guiar, informar e entender.

Os mapas também são um dos tipos de comunicação visual mais antigos, usados há séculos por diversas sociedades.

Mulher de cabelos loiros, de costas, segura mapa, sentada no banco de um carro.
Os mapas reproduzem visualmente a geografia de uma cidade, região, país ou mesmo do planeta.

Apresentação

apresentação

A apresentação é um dos maiores recursos visuais, utilizados em escolas, faculdades, empresas, entre outros locais. É usada para apresentar um trabalho ou um projeto de forma lúdica, dinâmica e representativa.

Cartazes, imagens, vídeos e slides em softwares são exemplos de recursos utilizados em uma apresentação.

Mulher, em pé, em um ambiente de trabalho, explica informações em um quadro para grupo de pessoas sentadas.
Em apresentações, a comunicação visual capta a atenção de quem assiste, devido ao seu apelo emocional.

Mapa Mental

mapa mental

Um mapa mental, utilizado principalmente por estudantes, é uma forma de organizar os pensamentos, numa ordem e estrutura aleatória.

O objetivo do mapa mental é estruturar de maneira visual o que você entendeu sobre alguma informação ou tópico, para estudar e absorver posteriormente as partes mais importantes do tema.

Exemplo de mapa mental nas cores amarelo e vermelho em fundo branco, imitando uma folha de caderno sobre a mesa.
Os mapas mentais utilizam o apelo do recurso visual para auxiliar na memorização de conhecimentos.

Veja mais sobre o significado de mapa mental.

Fotografia

fotografia

A fotografia é um tipo de comunicação visual que está intimamente ligada aos sentimentos e emoções. Em sua maioria, as pessoas fotografam para de guardar e registrar um momento importante, seja pessoal ou histórico.

O objetivo da fotografia é informar um fato e transmitir uma mensagem que pode ser interpretada de diferentes maneiras, dependendo das experiências, cultura e visão de mundo de quem vê.

Mulher de blusa branca, vista de cima, observa várias fotografias.
A fotografia é um exemplo de comunicação visual usado em diversas áreas, inclusive na artística.

Veja também: Artes Visuais e Semiótica.

Vídeo

vídeo

Os vídeos são o primeiro tipo de mídia que ativa dois sentidos dos seres humanos ao mesmo tempo: a visão e a audição. Nesse caso, trata-se de uma comunicação audiovisual.

O vídeo ganhou força nos últimos tempos, devido a sua grande eficiência em transmitir uma mensagem de maneira dinâmica, rápida e com efeitos especiais que chamam e prendem a atenção do receptor.

Mulher asiática preparada alimentos em frente a câmera de celular.
O vídeo combina linguagens visuais e auditivas.

Veja também:

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar