6 coisas extraordinárias que estão acontecendo no seu corpo AGORA e você nem imagina

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Publicado em

Nossos corpos são caixinhas de surpresas. Enquanto estamos por aí vivendo, eles trabalham incansavelmente, performando verdadeiros milagres a cada minuto.

Não acredita? Confira nossa seleção de curiosidades sobre o corpo humano e descubra o que pode estar acontecendo dentro de você, neste preciso momento.

Nossos corações sentem a música

Ilustração de um coração humano sincronizado com as notas musicais.
Imagem criada com Inteligência Artificial.

Sabe quando está escutando uma música e sente que seu corpo vibra com ela? Incrivelmente, isso pode ser verdade, já que os batimentos do coração humano podem se sincronizar com as notas musicais que estamos ouvindo.

Assim como sentimos vontade de mexer o corpo ao ritmo da música (dançando!), nossos batimentos cardíacos podem fazer o mesmo. Mais: alguns gêneros musicais podem acalmar nosso sistema nervoso, enquanto outros podem amplificar as emoções ou trazer descargas de energia.

A língua é como uma impressão digital

Mulher com a língua de fora.

Além de ter mais de 8000 papilas gustativas que nos permitem saborear nossas comidas favoritas, a língua tem uma característica peculiar. Ela possui linhas e marcas que formam um padrão único, que não se repete em mais ninguém. Ou seja, assim como as impressões digitais ou a íris, os desenhos da nossa língua podem funcionar como uma forma de identificação.

Somos mais altos quando acordamos

Ilustração dividida em duas partes: na primeira, é de dia e o homem está mais alto; na segunda, é de noite e ele está mais baixo.
Imagem criada com Inteligência Artificial.

A força da gravidade tem efeitos que nós nem desconfiamos. Ela vai comprimindo as cartilagens das nossas vértebras, ao longo do dia, fazendo com que nosso corpo diminua de tamanho.

Isso significa que, quando acordamos, somos cerca de 1 centímetro mais altos do que quando vamos dormir. É também devido à gravidade (ou falta dela) que os astronautas crescem até dois centímetros quando estão no espaço.

O estômago se protege dos próprios ataques

Ilustração de um estômago envolto em arame farpado.

Parando para pensar: com todo o ácido que está alojado no nosso estômago, como ele não se deteriora com o tempo? A explicação é simples: seu revestimento se renova a cada 4 / 7 dias, dependendo da imunidade de cada um. Isso evita que os sucos gástricos queimem a nossa pele, impedindo que o órgão comece a digerir a si mesmo.

Veja também: Por que comemos pipoca no cinema? A história de um amor que começou com um estouro.

Abrigamos um número inacreditável de bactérias

Imagem microscópica que mostra bactérias presentes no nosso corpo.

Todos os dias, dividimos o espaço do nosso corpo com trilhões de bactérias! A partir dos anos 70, a ciência acreditou que elas poderiam superar em muito o número de células humanas que nos compõem, mas atualmente o consenso é de que existem em proporção similar.

A maioria está no trato gastrointestinal, mas podem ser encontradas no corpo todo. Por exemplo, um só umbigo pode carregar mais de 60 espécies de bactérias. Nós sabemos que essa informação é chocante, mas nem tudo é mau: elas trabalham a nosso favor, ajudando alguns processos como a digestão e a imunidade.

Vivemos em metamorfose constante

Imagem da pele humana que se renova.

Não é uma metáfora, é biologia pura! A cada mês, as células da nossa pele se renovam. Ou seja, ao longo da sua vida, o ser humano tem cerca de 1000 peles diferentes. Então, se você está precisando de uma mudança radical, se inspire naquilo que seu corpo já está fazendo: nós mudamos o tempo todo!

Quer saber mais? Aproveite para ver:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Outros conteúdos que podem interessar