Flechadas e dentes de baleia: 12 tradições de casamento difíceis de acreditar

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Publicado em

O casamento é um momento mágico na vida daqueles que decidem embarcar numa jornada a dois. Pelo mundo, são vários os costumes que acontecem para trazer sorte e prosperidade aos noivos, além de animar a festa.

Descubra, a seguir, as 12 tradições de casamento mais surpreendentes e os motivos pelos quais são realizadas.

1. Tiros de flecha na noiva (China)

Essa tradição chinesa parece perigosa à primeira vista, mas, na verdade, é inofensiva. O noivo atira três flechas sem ponta em direção da noiva. No final, ele pega as flechas do chão e quebra no meio, para representar a força do amor que os une.

2. Sujar os noivos (Escócia)

Tradição de casamento escocesa, em que os convidados sujam os noivos.
Representação criada com Inteligência Artificial.

Os amigos e familiares costumam sujá-los com substâncias como lama e comida estragada, até ficarem totalmente irreconhecíveis. O objetivo é prepará-los para os momentos difíceis que terão que enfrentar juntos.

3. Roubo dos sapatos (Índia)

Noiva indiana rindo com um par de sapatos na mão.
Representação criada com Inteligência Artificial.

O ritual, chamado de Joota Chupai, é um dos mais divertidos da lista. Durante a cerimônia, quando o noivo fica descalço, é comum que as irmãs, primas e outras parentes da noiva roubem os seus sapatos.

A ideia é escondê-los e depois negociar um resgate. Por outro lado, a família do noivo deve ficar atenta para evitar que o roubo aconteça.

4. Equilibrar o pão nos ombros (Armênia)

Várias fatias finas de um pão redondo, tipo da região da Arménia: o lavash.

Assim que chegam na festa de casamento, os noivos recebem um prato com um pão típico da região, o lavash, e um pote de mel. Para afastar qualquer má sorte ou espírito maligno, eles precisam equilibrar os pães nos ombros, enquanto comem colheres de mel. Só depois é que as celebrações começam.

5. Coroa para afastar espíritos (Noruega)

Coroa de casamento, usada na Noruega, para afastar os maus espíritos.

Também para proteger dos maus espíritos, na Noruega é comum que as noivas usem coroas de metais nobres como ouro e prata, decoradas com elementos brilhantes e pequenos sinos.

Essas coroas, chamadas de Brudekrone, são heranças de família que passam de geração em geração. Cada vez que a noiva se mexe, os sinos emitem um barulho que se acredita ser capaz de afastar todo mal que se aproxime.

6. Bater nos pés do noivo (Coreia do Sul)

Essa tradição é difícil de acreditar, mas é um costume antigo. Para poder receber a futura esposa em casa, o noivo tem que enfrentar um jogo bastante inusitado: os familiares retiram os seus sapatos e batem nos pés dele com paus ou peixes secos.

Enquanto isso, o noivo precisa responder inúmeras perguntas e charadas. O gesto é encarado como uma prova de amor e resiliência.

7. Dançar com um pé no chão (Irlanda)

Na primeira dança do casal, depois da cerimônia, a noiva precisa manter sempre um dos seus pés no chão. A tradição serve para protegê-la de fadas malvadas que podem surgir e levá-la para longe do seu amor.

Veja também:

8. Proibição de sorrir (Congo)

Casal de noivos do Congo, sérios, durante o casamento.
Representação criada com Inteligência Artificial.

Embora um casamento traga muita alegria para todos que estão presentes, os noivos não devem sorrir antes, durante ou depois da cerimônia. Nem mesmo nas fotografias!

Isso acontece porque, naquela cultura, o casamento é encarado como um ritual solene e esboçar um sorriso pode ser interpretado como falta de seriedade ou de compromisso do casal.

Confira também:

9. Dente de baleia no pedido (Fiji)

Dente de baleia usado para pedir as mulheres em casamento, uma tradição das ilhas Fiji

Esqueça os anéis de noivado! Nas ilhas Fiji, a família do noivo deve presentear os pais da amada com um dente de baleia, na hora de pedir a sua mão em casamento. Trata-se de um objeto sagrado, representando sorte e bons presságios para a união.

Com as leis que visam preservar estes animais e diminuir a sua caça, os preços dispararam, mas a tradição continua viva.

10. Barbear o noivo (Grécia)

Tradição de casamento grega: padrinho faz a barba do noivo, com os amigos em volta.
Representação criada com Inteligência Artificial.

Em várias partes do mundo, é comum que os amigos ajudem a preparar os noivos antes do casamento. No entanto, há uma tradição grega que vai mais além. No dia, o melhor amigo do noivo, também conhecido como koumparos, deve fazer a sua barba com uma lâmina, num sinal de confiança e companheirismo entre os dois.

11. Cortar a gravata (Espanha)

Em muitos casamentos espanhóis, os amigos e parentes mais próximos do noivo cortam a sua gravata em pedaços, com uma tesoura. Depois, cada pedaço é vendido ou leiloado, para angariar fundos para a nova vida do casal.

12. Serenata na janela (Itália)

Essa tradição é tão romântica que gostaríamos que ela se espalhasse pelo mundo! No sul da Itália, há o costume do noivo fazer uma serenata para a futura companheira, na noite que antecede o casamento.

Para ajudá-lo, os pais dela devem distraí-la e impedir que perceba os preparativos. O noivo tem que tornar o cenário bonito e emocionante, com decorações e músicas que lembrem a história do casal. Se as suas capacidades vocais forem fracas, ele pode contratar uma banda para se apresentar debaixo da janela da sua cara-metade.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Outros conteúdos que podem interessar