Já conhece estas curiosidades sobre países? Então você é um gênio geográfico!

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Publicado em

Nosso planeta é tão vasto, existem tantos territórios e culturas para descobrir, que as nossas explorações jamais estarão terminadas. Reunimos alguns fatos curiosos sobre o mundo que a maioria das pessoas nunca ouviu falar.

Caso você já conheça todos, parabéns, você é um verdadeiro gênio da geografia, um poço de conhecimentos gerais ou um explorador dos tempos modernos!

Colômbia, terra do arco-íris líquido

Rio colorido que fica na Colômbia.

Localizado na Serra da Macarena, este rio é uma das maravilhas naturais capazes de nos lembrar da magia que nos rodeia. Pode parecer montagem, mas não é: o Caño Cristales é tão colorido que ganhou os apelidos de "rio das cinco cores", "rio dos deuses" e "arco-íris líquido".

Esta verdadeira obra-prima deve-se à presença de uma planta aquática, a Macarenia clavigera, que habita no fundo daquelas águas. Ela muda de cor dependendo de alguns fatores como os minerais do solo e a exposição solar, se transformando numa aquarela pintada pela própria natureza.

Turquia e a vila que fala "passarês"

Kuşköy é uma pequena região da Turquia que tem cerca de 400 habitantes. Seu nome significa "Vila dos Pássaros" e não é por acaso. Para conversarem, no quotidiano, os cidadãos locais utilizam uma linguagem composta por assobios semelhantes ao canto de uma ave.

Numa região que vive da agricultura, com trabalhadores espalhados pelas colinas, o dialeto de assobios ecoa e facilita a comunicação, provando que a criatividade e a capacidade de adaptação do ser humano são quase infinitas.

Se você só acredita vendo, confira o vídeo abaixo:

Malásia e o dedo que pode gerar o caos

Monumento na Malásia com escadaria colorida.

Quem nunca escutou, na infância, que "apontar é feio"? Se for visitar a Malásia, recomendamos que não se esqueça disso. É que para aquela população apontar o indicador na direção de alguém é considerado um desrespeito, podendo ser visto como um ato agressivo ou até um convite para lutar.

Por isso, o melhor é usar o polegar se quiser mostrar alguma coisa a outra pessoa - esse pequeno gesto pode fazer toda a diferença e evitar conflitos desnecessários.

Tailândia e o banquete dos macacos

Macaco devorando uma pilha de frutas coloridas.

Todos os anos, em setembro, a cidade de Lopburi recebe um festival inusitado, onde os macacos locais são os convidados de honra. Na cultura daquele país, os animais são encarados como símbolos de sorte e prosperidade para a população.

Durante as festividades, são servidas quase 4 toneladas de frutas e vegetais coloridos, organizados em grandes torres, proporcionando um verdadeiro banquete para os primatas. Enquanto isso, para animar a multidão que se une para assistir, existem dançarinos vestindo fantasias de macaco.

Ladônia e o som das pedras como hino

Esculturas da Ladonia

Já ouviu falar na Ladônia? Trata-se de uma micro nação, localizada a sul da Suécia, que foi autoproclamada em 1996. Isso aconteceu quando o estado sueco resolver destruir as esculturas criadas no local por Lars Vilks.

Em protesto, o artista e um grupo de cidadãos começaram uma série de batalhas legais que deram origem à independência do território, que tem como valores a criação artística e a liberdade de expressão.

Outro fato curioso: o seu hino nacional contém apenas duas palavras, "waaaaalll” e “ÿp”, que simulam o som de uma pedra caindo na água.

Austrália, um mundo dentro do mundo

Kanguru, uma das espécies da fauna australiana.

Para quem se interessa pela biodiversidade do nosso planeta, a Austrália é um destino obrigatório. Por lá, mais de 80% da fauna e da flora são absolutamente únicas, não podendo ser encontradas (de forma natural) em qualquer outro lugar do mundo.

Isso ocorreu devido ao isolamento geográfico do local e às condições climáticas que deram origem a formas de vida nunca vistas. Mais: embora já tenham sido classificadas 100 mil espécies de animais no país, acredita-se que existem cerca de 300 mil.

Veja também:

Islândia, uma nação de escritores

Paisagem da Islândia, com mar e montanhas.

A Islândia tem uma tradição literária muito forte, com inúmeras sagas e contos regionais que inspiraram gerações. O que pouca gente sabe é que este é o país com maior percentagem de escritores por número de habitantes. Ao longo da sua vida, 1 em cada 10 islandeses publicam pelo menos um livro.

Nova Zelândia e o maior nome do mundo

Placa da colina de Taumata.

Repita conosco: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakit. Não conseguiu, né? Situada na Ilha Norte, trata-se de uma colina com mais de 300 metros que tem um nome igualmente grandioso.

Com uns impressionantes 85 caracteres, a colina bateu o recorde do Guiness para o local com maior nome do mundo. Para ser mais fácil se referirem a ela, os locais usam o diminutivo "Taumata".

Continue alimentando sua curiosidade:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Outros conteúdos que podem interessar