Significado de Enredo

Compartilhar no Facebook

O que é Enredo:

Enredo significa trama, intriga, mexerico, confusão, maquinação. É o ato ou efeito de enredar, ou seja, de prender ou colher com rede. É também o ato de criar intrigas que ocasionam aborrecimentos, inimizades.

A palavra enredo tem origem na palavra "rede", o que sugere o entrelaçamento, o emaranhado, o envolvimento.

Enredo - no contexto narrativo

 No contexto narrativo, enredo é o encadeamento dos fatos narrados em um texto, é um dos elementos da estrutura de um romance, de uma novela ou de um conto. É o conteúdo em que a narrativa se constrói. É a trama, é a sequencia dos fatos, são as situações vividas pelos personagens durante o desenrolar de uma história.

O enredo apresenta diversas características. A partir do enredo pode-se chegar ao tema, que é o motivo central de uma narrativa. O enredo apresenta situações de conflito entre os personagens, criadas para se obter dramaticidade no texto. O clímax é o momento de maior tensão dramática de um enredo, isto é, o momento em que o conflito atinge sua maior dramaticidade. O desfecho de um enredo é o momento em que os conflitos são solucionados.

Enredo linear

A narração de um enredo pode obedecer, ou não, uma sequencia linear. O enredo é linear quando os fatos são narrados na sequencia temporal em que ocorrem, ou seja, segue uma ordem cronológica. Outras vezes o narrador não segue essa ordem, o enredo sofre descontinuidade, com antecipações e retrospectivas, mesmo assim é sempre possível reconstituir a sequencia.

Samba enredo

O samba enredo é uma música composta especialmente para acompanhar o desfile de uma escola de samba, durante da festa do carnaval. A letra do samba enredo é uma narrativa que constitui todo o enredo que a escola de samba vai apresentar na avenida.

O samba enredo é cantado durante toda a evolução da escola e é um dos quesitos fundamentais para o julgamento da escola na competição.

O samba enredo surgiu na Cidade do Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola, a partir de então passou a fazer parte do desfile de todas as agremiações.

Dos diversos sambas criados em cada escola, obedecendo ao tema do enredo que será apresentado, é feito um concurso interno, que vai eleger o samba campeão, que acompanhará o desfile na avenida no período carnavalesco.

Veja também

O significado de Enredo está na categoria: Geral