Significado de Estado

Compartilhar no Facebook

O que é Estado:

A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada.

As funções tradicionais do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.

Também são designadas por Estado, cada uma das divisões político-geográficas de uma república federativa. Estas divisões são autônomas e possuem um governo próprio regido por uma estrutura administrativa local. O Brasil é dividido em 26 Estados e um Distrito Federal.

Grafada com inicial minúscula, a palavra estado significa a situação presente em que se encontra alguma entidade. Exemplos: estado de pobreza, estado do tempo, estado civil, estado físico etc.

Estado Novo

Estado Novo é o nome dado ao regime ditatorial liderado por Getúlio Vargas no Brasil, que esteve em vigor entre 1937 e 1945.

Neste período, houve prosperidade a nível econômico, mas também se verificaram situações negativas, como censura e perseguição de elementos da oposição política.

Estado laico

Um estado laico é a designação de um estado onde existe a separação entre o estado e a igreja. O laicismo indica que as decisões políticas tomadas não devem ser influenciadas pela religião.

Estado da matéria

Em Física, o estado ou fases da matéria relaciona-se com a estrutura molecular de cada substância.

De acordo com a temperatura e pressão as quais um corpo é submetido, ele pode atingir três estados ou fases. Um exemplo clássico é a água que pode estar no estado sólido, líquido ou gasoso. Há outros três novos estados da matéria que se diferem dos anteriores. São eles: Plasma, Bose-Einstein, Gás Fermiônico.

O significado de Estado está na categoria: Geral