Significado de Território

Compartilhar no Facebook

O que é Território:

Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição.

O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.

No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.

No contexto político, refere-se a superfície terrestre de um Estado, seja ele soberano ou não, ou também o o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano.

Para as teorias gerais de Estado, diplomacia, relações internacionais e nacionalidade,  território é uma das condições para a existência e o reconhecimento de um país.

Algumas pessoas confundem território com fronteiras, porém, fronteira é o limite entre duas partes distintas, sendo ela que determina a área territorial precisa de um Estado, a sua base física e são feitas através de delimitações territoriais e políticas que, garante aos seus estados a autonomia e a soberania desses perante os outros.

Território brasileiro

O território brasileiro possui grande extensão, e é considerado um verdadeiro país-continente, sua área territorial o coloca em quinto lugar entre os maiores países em extensão territorial, com aproximadamente 8.514.876 km².

Em tamanho, o Brasil só é menor do que a Rússia (em primeiro lugar), Canadá (segundo lugar), China e Estados Unidos (terceiro e quarto lugar, respectivamente).

Ver também o significado de Nação e Estado.

O significado de Território está na categoria: Geral