Significado de Etnia

Compartilhar no Facebook

O que é Etnia:

Etnia significa povo e é um termo de origem grega. Etnia é utilizado para denominar um determinado grupo de indivíduos que possuam afinidades de idioma e cultura, independente do país em que estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na África, onde o número de etnias é muito grande.

Um grupo étnico, sinônimo de etnia, consiste em um grupo de indivíduos que partilham as mesmas tradições, costumes, língua, ou seja, a mesma cultura.

Alguns autores afirmam que o termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada no Antigo Testamento da Bíblia, onde as pessoas seguidoras do Judaísmo usavam o termo ethnos para descrever os que não eram judeus. Alguns autores acreditam que no Novo Testamento, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, este termo era usado para descrever as pessoas que não tinham sido evangelizadas, sendo que muitas vezes estes eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pelo processo de evangelização.

Etnia é uma expressão utilizada também de forma pejorativa podendo revelar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, é um grupo de indivíduos que possuem os mesmos fatores culturais, como religião, língua, roupas, iguais, e não apenas a cor da pele, por exemplo. O etnocentrismo consiste em considerar os costumes do nosso povo melhores do que os dos outros, e por esse motivo, pode criar discriminação em relação a outras etnias.

Etnografia é a ciência que tem como objeto de estudo os costumes e tradições das etnias.

O significado de Etnia está na categoria: Geral