Significado de Raça e Etnia

Compartilhar no Facebook

O que é Raça e Etnia:

Raça e etnia não são sinônimos, mas o conceito de raça é associado ao de etnia. Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa "povo".

A diferença entre raça e etnia, é que esta última também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, religião, língua e as tradições.

A raça, no entanto, compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, etc. A palavra etnia muitas vezes é usada erroneamente como um eufemismo para raça.

A língua é utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos. Existe um grande número de línguas multi-étnicas e determinadas etnias são multilingues.

Os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo.

Isto se alcança através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições.

Saiba mais sobre o significado de Raça e Etnia.

Raça e etnia no Brasil

O Brasil é considerado um país com uma enorme miscigenação de etnias e raças, como os indígenas, brancos, negros e orientais.

Cada região brasileira, devido ao seu contexto histórico particular, possui uma predominância de determinada etnia.

Porém, devido a grande mistura de povos que habitaram o Brasil, todos os brasileiros podem ser considerados uma parte de cada etnia e raça. 

O significado de Raça e Etnia está na categoria: Geral