Significado de Gangster

Compartilhar no Facebook

O que é Gangster:

Gangster é uma palavra inglesa que designa o membro de uma quadrilha de criminosos, um contrabandista ou um ladrão.

Em português, escreve-se "gângster". É um termo derivado da palavra inglesa "gang" (gangue, na grafia portuguesa). Em inglês, um gang pode ser um grupo de pessoas que trabalham em conjunto com o objetivo de alcançar algum propósito criminoso. Um gangster é um membro de uma organização criminosa que está envolvido em alguma atividade ilícita como contrabando, jogo, prostituição, tráfico de drogas, etc.

A origem dos gangsters aconteceu no Estados Unidos, quando a Emenda 18 (de 1919) proibiu a produção e venda de bebidas alcoólicas. Assim, surgiram várias quadrilhas que faziam o contrabando de álcool.

Mais tarde, quando a Emenda 18 ficou sem efeito, ocorreram várias tentativas para desmantelar as organizações criminosas comandadas pelos gangsters, mas isso não foi possível, porque elas já tinham atingido uma grande força e autonomia. Alguns dos contrabandistas mais famosos dessa altura foram Al Capone (em Chicago) e Lucky Luciano (em Nova Iorque).

Um dos mais famosos gângsters da história foi o americano de origem italiana Alphonsus Gabriel Capone, o Al Capone, que atuou em diversos crimes ligados ao contrabando, nos Estados Unidos, nos anos 1920 e 1930. Foi preso por sonegação de impostos.

Em francês, o termo correspondente é "apache" e em japonês "yakuza".

O significado de Gangster está na categoria: Geral