Significado de Identidade nacional

Compartilhar no Facebook

O que é Identidade nacional:

A identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura.

O conceito de identidade nacional só começou a ganhar força no século XIX, quando surgiu a noção de nação.

Em um indivíduo, o nível de identidade nacional vai depender da sua participação ou exclusão relativamente à cultura que o envolve. É um tema relacionado com a identidade cultural, ou seja, o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo.

Por vezes, dentro do mesmo país existem regiões com culturas tão distintas que a identidade nacional não é tão forte. Na Espanha, por exemplo o País Basco e a Catalunha pretendem obter a independência, o que indica que não se identificam com a nacionalidade espanhola. Muitos bascos e catalães recusam ser chamados de espanhóis.

Em muitos casos, a identidade nacional é acompanhada por um documento de legitimação dessa mesma identidade. No Brasil, esse documento é a carteira de identidade ou Registro Geral (RG), um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas. Na carteira são registrados os dados pessoais, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital, foto e assinatura, que vão reconhecer o cidadão.

Identidade nacional brasileira

O Brasil, sendo um país de enorme diversidade cultural, econômica, social e étnica tem no idioma português um elemento de unificação do país. O conceito de identidade nacional brasileira é frequentemente discutido, e vários autores indicam que é difícil haver coesão e uma forte identidade nacional quando existem grandes diferenças econômicas sociais, políticas. Por esse motivo, várias pessoas afirmam que não existe a identidade nacional brasileira ou que se existe, está desaparecendo.

No Brasil, o sentimento de identidade nacional ficou mais forte a partir de 1930, durante a presidência de Getúlio Vargas.

Como o Brasil é um país de grande dimensão territorial, é possível verificar a identidade regional. Os Gaúchos são exemplo disso, pois apresentam costumes e tradições religiosas muito particulares.

O significado de Identidade nacional está na categoria: Geral