Significado de Idiossincrasia

Compartilhar no Facebook

O que é Idiossincrasia:

Idiossincrasia é uma característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou um grupo, e é uma palavra de origem grega. O termo tem vários sentidos, depende onde é empregado, e também pode ser aplicado para símbolos que significam algo para uma pessoa em particular.

Idiossincrasia na medicina refere-se ao modo como os médicos definiam as doenças no século XIX, ou seja, cada doença ela relacionada com cada paciente, e não em evidências como é atualmente.  Na psiquiatria, o termo é uma condição mental específica de um paciente, e na psicanálise é usado para se referir ao modo como os indivíduos reagem, percebem e experimentam uma situação comum.

Na economia, idiossincrasia faz parte da teoria do portfólio, quando existem riscos de mudanças de preços devido a circunstâncias especiais em determinados casos.

Na religião, idiossincrasia é o comportamento estranho ou diferente do usual das pessoas, diferente do comum.

A comédia observacional é muito baseada em idiossincrasias, porque os detalhes de conduta de determinados indivíduos podem ser bastante engraçados.

Idiossincrasia e Farmacologia

A idiossincrasia pode estar relacionada com a farmacologia pois representa uma reação individual particular, perante um agente terapêutico.

Idiossincrasia é uma hipersensibilidade constitucional congênita que certos indivíduos apresentam quando expostos a determinadas substâncias. Por exemplo: o pólen nos indivíduos com predisposição pode provocar a febre dos fenos. (reação alérgica)

O significado de Idiossincrasia está na categoria: Geral