Significado de Locus

Compartilhar no Facebook

O que significa Locus:

Locus é uma palavra do latim, que significa literalmente “lugar”, “posição” ou “local”.

Este termo pode ser usado em diversos sentidos e para várias áreas, como na psicologia, na genética, na matemática, na fonética e etc.

Em matemática e em geometria, locus é um lugar geométrico que consiste no conjunto de pontos do espaço que gozam de uma determinada propriedade matemática. Podem ser lugares geométricos com curvas, superfícies e etc.

Em psicologia, locus é classificado em locus de controle, que é a expectativa do indivíduo sobre a medida em que os seus reforçamentos se encontram sob controle interno (esforço pessoal, competência) ou externo (as outras pessoas, sorte, chance, etc.).

Uma pessoa que tem um locus predominantemente interno, se sente mais no controle de sua própria vida, atingindo mais facilmente o sucesso pessoal, em troca de uma exigência muito maior de si mesmo.

Uma pessoa com locus de controle externo sente que fatores externos tem um controle maior na sua vida, exige mais dos outros e possuem uma maior dependência emocional.

Locus gênico

Locus na genética é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético.

A lista organizada de locus conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético, que é um processo de determinação do locus para um determinado carácter fenotípico.

Saiba mais sobre o significado de gene.

O significado de Locus está na categoria: Geral