Significado de Matutino

O que é Matutino:

Matutino é o período relativo à manhã, que abrange desde o amanhecer até o meio dia.

Este é um adjetivo usado para caracterizar um fenômeno ou acontecimento que ocorre pela manhã, como um casamento, como o orvalho, ou como um jornal que é vendido no período da manhã (jornal matutino).

Convencionalmente, chama-se de matutino o período que vai das 6 horas às 12 horas.

Normalmente, matutino também é utilizado para adjetivar um turno de serviço ou funcionamento. Por exemplo: “Ele estuda na classe matutina”.

Matutino e Vespertino

Matutinos são fatos que ocorrem pela manhã, e vespertino são fatos que ocorrem durante a tarde e início da noite. Há também o período noturno, que ocorre somente pela noite.

As pessoas podem ser caracterizadas como matutinas ou vespertinas. Matutino é aquele indivíduo que  prefere acordar cedo e fica sonolento quando passa do seu horário de dormir, algo em torno das 21 horas.

Já o vespertino atinge seu melhor desempenho por volta das 19 ou 20 horas, geralmente são pessoas que preferem dormir tarde e tem dificuldades para acordar pela manhã.

A única semelhança entre o horário matutino e o vespertino é que ambos fazem parte do período diurno, caracterizado por representar as horas do dia com luz solar.

Saiba mais sobre o significado de vespertino.

O significado de Matutino está na categoria: Geral