Significado de Vespertino

Compartilhar no Facebook

O que é Vespertino:

Vespertino significa período da tarde. É um adjetivo normalmente utilizado para designar um evento que ocorre durante a tarde. Por exemplo um curso, um jornal ou um encontro vespertino.

Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite). Vespertino é o período intermediário entre matutino e noturno. Não havendo determinação de hora, pode ser definido como o período que se inicia após o almoço e finda ao anoitecer.

Vespertino é a designação dada a um jornal que é publicado ou distribuído durante a tarde. O antônimo de vespertino é matutino, sendo que esta última palavra remete para o período da manhã.

Estrela vespertina

O planeta Vênus, sendo visível a olho nu em determinados períodos do dia, era confundido pelos povos mais antigos com uma estrela. Esta suposta estrela servia como orientação, pois surgia no céu pouco antes do nascer do sol (alvorada) ou no final do dia, logo após o por do sol. Por esse motivo, o planeta Vênus é conhecido como Estrela d´Alva (a estrela da manhã ou estrela matutina), Vésper (estrela da tarde ou estrela vespertina) ou, ainda, como Estrela do Pastor.

O significado de Vespertino está na categoria: Geral